sábado, 14 de janeiro de 2017

Para fugir da crise, nova onda de brasileiros vai para o Japão em busca de trabalho

Brasileiros no Japão

Com a crise no Brasil, uma nova “onda” de descendentes de japoneses está indo para o Japão em busca de emprego.

O número de dekasseguis brasileiros no Japão atingiu o auge em 2007 (317 mil pessoas) e depois diminuiu devido à crise econômica mundial de 2008 e terremoto e tsunami no país em 2011.

Porém acredita-se que o número citado acima tenha se recuperado em 2016, sendo o primeiro aumento em nove anos, o que reflete a recessão no Brasil a escassez de mão de obra no Japão, tendo em vista o declínio e envelhecimento da população.

Segundo uma empresa de recrutamento em São Paulo houve aumento no número de pessoas que buscam informações sobre trabalho no Japão desde julho do ano passado. “Eles estão interessados em vagas que oferecem salários seis a sete vezes maiores que no Brasil, dependendo da quantidade de horas extras” informou presidente da empresa. Segundo outra empresa, até pessoas com ensino superior,como dentistas estão indo para o Japão.

As vagas de trabalho no Japão são principalmente na indústria automobilística, alimentícia e no setor de eletrônicos; as ofertas não estão somente em Aichi, Shizuoka e Gunma (locais com maior número de brasileiros), mas também em Ishikawa, Shimane e em outras províncias com pequeno número de brasileiros.

No passado, os trabalhadores brasileiros no Japão enfrentavam problemas, como falta de pagamento. Porém a situação melhorou já que as empresas têm se esforçado para melhorar as condições de trabalho visando aumentar o número de funcionários.

“Empresas que tratam mal os trabalhadores passam a ser evitadas. As informações sobre estas empresas espalham-se rapidamente, já que a troca de informações pela comunidade brasileira no Japão é muito maior do que antes”.
Fonte: IPC Digital com Japan Times

Nenhum comentário: