segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Brasileiros aproveitam folga da Toyota para fazer “arubaito”, viajar ou estudar

Linhas de montagem da empresa param a partir desta segunda-feira até sábado
Toyota

Alguns brasileiros que trabalham em prestadoras de serviço da Toyota já estão fazendo planos para aproveitar os dias de paralisação da produção da empresa a partir desta segunda-feira (8) até sábado (13).

A fabricante já havia anunciado que precisaria suspender a produção nas linhas de montagem em todo o Japão devido ao baixo fornecimento de um metal usado na fabricação de peças dos carros. Isso porque uma fábrica de aço da Aichi Steel, de Tokai (Aichi), sofreu uma explosão em um forno em janeiro.

Midori Oda, 44, de Toyota, disse que a empresa onde trabalha e que é prestadora de serviço da fabricante ficará parada entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

Como seu marido e filha irão trabalhar no período, Midori não poderá programar nenhum passeio, mesmo que de curta distância. Mas aproveitará a semana da melhor forma possível. “Primeiro farei uma limpeza geral em casa, porque quase não dá tempo para isso”, disse.

Depois ela disse que aproveitará o resto do tempo disponível para estudar muitas coisas relacionadas à religião que professa, a Umbanda, e também o idioma japonês. “Eu entendo o que os japoneses falam, mas tenho dificuldade de falar. Então vou aproveitar esse tempo para ver se melhoro essa parte”, disse.

Outra residente em Toyota, Fátima Aparecida Nunes Gaspar, 42, disse que a fábrica onde trabalha irá parar por uma semana. Nesse período, ela aproveitará para fazer “arubaito” (trabalho temporário).

“Eu já arrumei um ‘arubaito’ em um ‘bentoya’ (empresa de refeições prontas). Vou trabalhar de 8 a 12 de fevereiro. Voltarei ao trabalho normal dia 15”, disse. Ela comemora, porém, o fato de que a empreiteira irá pagar 60% dos dias parados.

Vera Godoi, 55, mora em Toki (Gifu) e também trabalha em uma prestadora de serviço da Toyota, só que na empresa a folga será de apenas três dias. Porém, ela aproveitará um dia pelo menos para ir para Tóquio.

“Eu vou a uma reunião de um grupo japonês espiritualista que tem feito um trabalho muito interessante de ensinar às pessoas sobre o mundo espiritual”, disse.

Vera frequenta o grupo há um ano com o objetivo de entender melhor o modo de pensar do japonês quanto a esse assunto. “Eles fazem um teatrinho sobre o mundo espiritual e há até quem faça pintura mediúnica. Além disso, estou aprendendo muita coisa sobre a história do Japão”, disse.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: